quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos


Conheça um pouco sobre a historia da igreja de nossa senhora do rosário dos homens pretos:
A Igreja de Nossa senhora do Rosário dos Homens Pretos era em 1682 apenas uma pequena capela de oração dedicada ao culto dos devotos negros. Foi construída no bairro da Campina, recebendo um segundo nome: Igreja do Rosário da Campina. Em 1725, por não ter uma grande quantidade de fiéis, fizeram um novo templo projetado pelo arquiteto Landi que também ajudou financeiramente para a conclusão da igreja. 

Por ela ser humilde e as pessoas que viviam ao seu redor também, a mesma demorou muito a ser concluída, quase dois séculos depois do início de sua história. Sobre as dificuldades para esta construção Henry Walter Bates Apud Rocque (2001, p. 204), relata sua experiência da vinda à Belém em 1848:    
Encontrava freqüentemente uma fila de negros, caminhando pelas ruas, cantando em coro. Cada qual levava na cabeça certa quantidade de material de construção: pedras, tijolos, argamassa, tábuas. Vi que eram principalmente escravos que, depois de um dia pesado de trabalho, contribuíam um pouco para a construção de sua Igreja.

e

Dentro dela estão enterrados restos mortais do líder cabano Antônio Vinagre. Quando estava acontecendo a revolução cabana, ele pôde contar com a ajuda de muitos escravos na hora de defender os seus objetivos de liberdade e justiça. Hoje ainda podemos ver como ela foi influenciada na arquitetura durante o período colonial. Por exemplo: Detalhes feitos à mão, segundo Rocque, nas janelas, e os ricos castiçais e lanternas de prata.  


De fachada simples (a frente da igreja), este monumento tem galilé (O pátio da igreja, onde se fazem as assembléias dos paroquianos. Ver: galiléia). Também possui três abóbadas (arcos que são feitos no teto da igreja entre os espaços de muros, pilares ou colunas) e efeitos no teto da igreja entre os espaços de muros, pilares ou colunas) e três janelas na altura do coro. O frontão (o que decora o topo da fachada) é harmonioso, decorado em forma de espirais e destacado por uma bela cruz. No seu centro onde fica o desenho ou símbolo chamado de brasão, existe um rosário. O prédio possui janelas laterais na parte de cima e também uma torre com janelas que tem sinos.

A Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos tem no seu interior um local central, também chamado de nave central, e dois corredores: um do lado direito, que vai dá na sacristia, e outro do lado esquerdo, que hoje, ampliada, é a Capela de Nossa Senhora da Soledade. Em escavações recentes, descobriram dois altares laterais, que também existiam no lado direito, onde foi encontrado um nicho do século XVII, que seria um lugar dentro de uma parede pra colocarem imagens e etc.


Ao visitar a igreja...
Encontramos do lado direto uma escultura de Jesus morto em um caixão de vidro (imagem):
 
Encontramos também uma imagem de roca. Por estátua de roca, se entende aquelas imagens religiosas que são levadas em procissões e que são vestidas com roupas de tecido. Este tipo de imagens teve muita importância no culto católico especialmente durante o período barroco, que foram e ainda são usadas para as procissões vestidas de santo ou anjos. Essas imagens não têm sexo (feminino ou masculino) porque podem tanto ser vestidas de anjo, como de santa ou santo. (imagem):

Nenhum comentário:

Postar um comentário