domingo, 6 de novembro de 2011

Igreja Nossa Senhora das Mercês

Fundação
A Igreja e o convento das Mercês foram construídos em 1640 pelos religiosos espanhóis da Ordem Calçada de Nossa Senhora das Mercês: Frei Pedro de La Rua Cirne e Frei João da Mercê. Eram construções bem simples de taipa de pilão, cobertas com palha. Mais tarde, em 1753, foram reconstruídas em alvenaria, arquitetadas pelo italiano Antônio José Landi em estilo barroco primitivo. Uma das poucas do Brasil e a única da cidade em perfil convexo. A igreja fica em frente à Praça Visconde do Rio Branco (Largo das Mercês), no bairro da Campina.
O Tratado de Tordesilhas dividiu o Brasil em dois, e Belém ficou sobre domínio Coroa Portuguesa. Em 1794 os portugueses acabaram expulsando os padres mercedários da cidade e se apossaram do convento e da igreja. O convento foi transformado na Alfândega e a igreja tornou-se um depósito de sal.
O Brasil virou República, então o governo local entendeu que deveria entregar a igreja aos arcebisbos. O convento ficou para o governo federal, e hoje abriga o Serviço de Patrimônio da União (SPU). Desde essa época em que foram expulsos da cidade, os padres mercedários não vieram mais a Belém.

Fachada
O corpo central convexo tem duas pilastras de cada lado, há três portais, três janelas, e um óculo no frontão, aos lados da parte central, existem duas torres, nela existem frontões triangulares, com a parte superior vazadas por óculos, sendo também vazadas por janelas. A porta principal tem uma moldura em pedra de lioz. As outras duas molduras das portas laterais são do mesmo material.

Interior
A igreja tem planta em nave única, antecedida de uma com cobertura de abóbadas de aresta. A planta baixa desta igreja segue um tipo comum em Portugal: nave única e ao seu lado, capelas apenas da mesma espessura da parede e por duas capelas profundas no transepto. A capela-mor é mais estreita e profunda do que a nave principal. O retábulo da capela de adoração é bem mais elaborado que o retábulo da capela-mor.


A última reforma pela qual a igreja passou, aconteceu há mais de 15 anos. A restauração da igreja terá início após reuniões com órgãos públicos federais que ocupam o complexo mercedário, além de representantes da paróquia e do convento, integrante do espaço.
A última reforma pela qual a igreja passou, aconteceu há mais de 15 anos. A restauração da igreja terá início após reuniões com órgãos públicos federais que ocupam o complexo mercedário, além de representantes da paróquia e do convento, integrante do espaço.
          
Hoje a igreja funciona de segunda a sexta de 6h15 às 12h  e de 15h às 19h e aos sábados, a partir das 11h.

2 comentários:

  1. Boa tarde. Gostaria de saber qual a fonte empregada para a construção deste texto. Pergunto isto devido querer fazer uso para um artigo.desde já obrigado

    verissimo000@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Gostaria que me enviassem fontes a respeito da ordem mercedaria e da fundação da igreja das merces.

    ResponderExcluir